Instagram: o real motivo do stories em baixa qualidade no Android

Photo by Tofros.com from Pexels

Há um dilema muito antigo na internet sobre o real motivo da função stories do Instagram de usuários de celular Android sempre tem uma qualidade de imagem inferior se comparado a aqueles produzidos por iPhones. Principalmente os vídeos. Hoje eu vou te explicar o porquê, mesmo com smartphones Android cada vez mais evoluídos e com câmeras incríveis, os seus stories ainda são muito pixelizados e com aparência borrada.

O stories é a solução do Facebook implementada no Instagram para competir com o Snapchat. A ideia é a produção de um conteúdo em foto ou vídeo de curta duração que desaparece em 24 horas sem a possibilidade de ser visto novamente. Já é uma sensação entre os usuários e hoje há perfis que engajam mais seguidores pelo stories que pelo próprio feed. Isso significa que é necessário se atentar a qualidade do stories da mesma forma que nos preocupamos com fotos no feed.

É bem comum ver perfis de celebridades usando iPhones e com stories incrivelmente nítidos e com som bem agradável. Enquanto isso os usuários Android tem stories pixelizados, com aparência de câmera barata, sem muita qualidade mesmo em condições ideais de iluminação ou usando celulares super poderosos e topos de linha.

A internet está rodeada de teorias a esse respeito. Pesquisando você irá encontrar sobre: você não ter iluminação suficiente, você não ter uma boa câmera, a câmera do iPhone é melhor… Mas o mais famoso deles é que o Instagram recebe grana da Apple para permitir que apenas os stories produzidos nos aparelhos da marca sejam subidos sem compressão, ou seja, em qualidade alta. Será mesmo?

Bom, para te explicar sobre isso vamos ter que entender como cada celular funciona. Mas calma, que apesar de complicado eu simplifiquei tudo de uma forma bem rápida para você entender. 😉

Photo by freestocks.org from Pexels
O iOS é um sistema muito fechado. Isso tem seus benefícios.

1 O iOS é um sistema proprietário.

O sistema que roda nos dispositivos da Apple, o iOS, é um sistema proprietário. É por isso que você não consegue fazer grandes modificações na interface do iPhone, na máximo trocar o papel de parede. É por isso também que os aplicativos são de muito mais qualidade e otimizados para qualquer dispositivo, porque a Apple fica encima dos desenvolvedores. Com o Instagram não é diferente. O aplicativo precisa ter acesso a sua câmera para fotografar e filmar, precisa de acesso ao gps para marcar locais nas publicações e etc. A Apple não vai deixar que o aplicativo simplesmente chegue na sua câmera e comece a utilizá-la.

É fornecido ao desenvolvedor exatamente o drive da câmera do seu iPhone para que funcione no aplicativo que ele está desenvolvendo. É um drive para cada parte do celular que ele quiser utilizar (câmera, gps, antena de celular, lanterna) e um drive para cada aparelho. Isso significa que a versão do Instagram disponibilizada para um iPhone 5S não é a mesma instalada em um iPhone 7 plus. Entendeu?

Tudo se comporta bem direitinho. Porque a própria fabricante disponibilizou o drive para o desenvolvedor do app chegar onde ele queria. Isso faz com que iPhones sejam tão populares com celebridades, pois ele se sai bem melhor nessa rede social e isso é fundamental para elas.

Tá, mas o que isso tem a ver?

Photo by Erik Lucatero on Unsplash
O Android dá um acesso genérico a cada app para usar sua câmera, isso diminui a qualidade.

2 O Android é um sistema aberto e roda em milhares de modelos de celulares

Você já deve ter ouvido isso em algum lugar. O Android é um sistema aberto. Ele é desenvolvido pela Google e o código é distribuído para as fabricantes para que cada uma o otimize para seus inúmeros aparelhos. Então cada fabricante customiza a interface e faça com que mesmo celulares de fabricantes diferentes rodem a mesma versão do Android mas pareçam tão diferentes e um tenha uma função e outro não.

Como o Android é um sistema aberto, o desenvolvedor do aplicativo tem acesso livre a cada parte do seu celular. Inclusive, é isso que torna o Android ainda um pouco inseguro comparada ao iOS. Já que ele tem o acesso livre então ele vai simplesmente acessar sua câmera de uma forma direta. É aí que a qualidade diminui, não importa que aparelho seja.

Não foi capturado o drive de cada fabricante, para cada modelo. É um drive genérico que faz esse trabalho para que o Instagram funcione minimamente bem em todos os infinitos aparelhos Android no planeta Terra. Eu disse TO-DOS!

No iPhone é mais simples, são por volta de 10 modelos de iPhones utilizados, então a Apple tem condições de liberar a versão específica para cada um. Imagina o trabalhão do Instagram em desenvolver uma versão do Instagram para cada aparelho da Samsung. Depois para cada aparelho da Motorola. Depois para cada aparelho da LG. Seria bem fácil desenvolver umas 50 versões só para cada fabricante. É considerado inviável, infelizmente.

O drive genérico se comporta da maneira mínima em seu aparelho Android. Ele vai acessar a câmera, sim, mas não vai capturar toda a qualidade dela.


Depois desse balde de água fria você deve então se perguntar como resolver isso, certo? Não há solução mágica e stories de aparelhos Android, ao menos por enquanto, não vão mesmo ter toda a qualidade possível. Mas você pode se fazer valer de outras dicas. Por exemplo, produzir seus vídeos direto com o aplicativo de câmera do seu aparelho, ele sim tem o drive correto para capturar toda a qualidade do sensor, e só então postar no stories. Demora mais para fazer upload? Sim. A qualidade é maior, o arquivo é maior. Mas a qualidade final do stories deve ficar um pouco melhor.

Como falei, não há solução mágica.

Você sofre com stories em baixa qualidade? Tenta publicar e mesmo assim fica borrado? Me segue nas redes sociais que eu tô sempre postando dica de como melhorar o uso do seu Instagram. Até a próxima!

Comments

  1. Marcelo Pereira

    Prezado, gostaria muito que fosse verdade o que você disse, mas infelizmente não adianta fazer o vídeo pelo próprio app do celular e utilizá-lo para o stories. O Instagram comprime e destrói a qualidade do vídeo do mesmo jeito. A sua explicação pro drive genérico pra câmera não explica isso.

    1. Post
      Author
      Miller Rangel

      Oi Marcelo! Realmente não resolve, a compressão sempre acontecerá. O que quis dizer é que a compressão do Instagram será ainda pior se você gravar com o app de câmera do Instagram. Assim, gravar um vídeo com o app de câmera padrão do celular e depois fazer o upload para o Instagram “diminui menos” a qualidade durante a compressão, já que o vídeo por si só já terá uma qualidade bem melhor do que se fosse gravado com o app de câmera do Instagram.
      Basicamente, um vídeo gravado com a câmera do celular mesmo comprimido ainda terá uma qualidade melhor que gravado com o Instagram. É uma alternativa, não uma solução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *