Dicas para não esquecer de beber água!

A importância de se hidratar

Você sabia que a água é o maior componente do nosso corpo? Ela está em todas as partes e é fundamental para que nosso organismo realize as funções diárias. Pesquisando eu descobri que ela representa até 60% do peso de um homem adulto e, nas mulheres, até 55%.

Se você mora em lugares muito quentes, como eu que moro no Piauí, é ainda mais importante se hidratar durante o dia. Transpiramos muito, nosso corpo se cansa mais facilmente para executar suas tarefas e sentimos sede a toda hora. Ainda podemos sobrecarregar órgãos como os rins, que dependem diretamente da água para trabalhar, e ter complicações de saúde.

Por aqui no Piauí, as temperaturas não caem dos 35° a 38° diários no verão, fora a sensação térmica. Mesmo no inverno, nossas temperaturas ficam bem mais agradáveis ou no mínimo menos quentes com dias de 29° a 30°. Isso mesmo, calor aqui nem acaba e nem fica pouco. Imagina passar por tudo isso e não se hidratar corretamente durante o dia?

1 Programe o despertador

Despertador no celular pode ajudar a lembrar a hora de beber água. Fonte: Quem inova.
Despertador no celular pode ajudar a lembrar a hora de beber água. Fonte: Quem inova.

Essa dica é para os mais esquecidos. Você não precisa religiosamente beber água de duas em duas horas mas é interessante colocar o despertador do celular para tocar, ou só vibrar, e te lembrar de beber água de tempos em tempos. Eu comecei assim. na correria do dia a dia, me dava conta de que às 18h da tarde e eu não havia bebido um simples copo cheio de água.

2 Ande com uma garrafinha

Garrafa Tupperware 310ml. Fonte: Tupperware
Garrafa Tupperware 310ml. Fonte: Tupperware

Essa dica não vale apenas para quando sair de casa, tá? Eu também comecei a andar com uma garrafinha de 500ml na mão em casa ou pelo menos deixando sempre em locais visíveis para sempre lembrar de beber água. Se você quer carregar na bolsa para quando for sair há tamanhos ainda menores, como essas de 310ml da Tupperware.

3 Use copos únicos

Prefira sempre usar copos de vidro ou levar o seu copo para o trabalho ou academia. Não é que você vai abandonar copos descartáveis de plástico, mas seria legal considerar o uso de um copo só para você no trabalho. Assim você ajuda a preservar o meio ambiente produzindo menos lixo e descartando menos plástico. Lembre-se sempre de lavar o copo antes do uso diário. Há academias por exemplo que não fornecem mais copos aos alunos, justamente para incentivá-los a trazer os squeezes ou garrafas individuais de casa.

Squeeze para treino e trabalho. Fonte: GSK Print
Squeeze para treino e trabalho. Fonte: GSK Print

4 Coma alimentos ricos em água

Água também está contida em vários alimentos do nosso dia a dia. Exemplos de alimentos ricos em água: melancia, laranja, melão, tangerina. Tudo é encontrado facilmente no supermercado e nem custa tão caro assim para levar pra casa. Você pode absorver parte da água que precisa com esses alimentos. Ah, e também vale picar e levar em um recipiente para o trabalho ou faculdade, por exemplo.

Alimentos ricos em água. Fonte: Novidade diária.
Alimentos ricos em água. Fonte: Novidade diária.

E então, gostou das dicas? Para pra pensar e tenta imaginar quantos litros de água você bebeu hoje? Seria uma boa começar a ter esse hábito no seu dia a dia.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *