Dicas para organização do seu local de estudos

Photo by energepic.com from Pexels

Estudar com qualidade é uma tarefa árdua para todo mundo. Não importa quem você seja, sentar a bunda na cadeira e estudar é sim algo que exige bastante esforço e tempo. A organização do local de estudos é um dos pontos fundamentais para te manter focado, confortável e permitir passar mais tempo absorvendo conteúdo.

Eu separei cinco dicas práticas que utilizo e que funcionam muito bem. Lembre-se, qualquer fator que possa te atrapalhar e atrasar deve ser corrigido. Então se você não dispõe de tempo para frequentar salas de estudo com toda uma estrutura para te receber é importante cuidar do seu canto reservado para leituras, resoluções de exercícios e outras atividades para que ela seja o mais produtivo possível.

1 Não estude em qualquer lugar

Photo by Startup Stock Photos from Pexels
Escolha o melhor local para estudo, longe de distrações.

Infelizmente nem todos nós conseguimos nos concentrar nos mais variados tipos de ambientes. A escolha do local para estudos é fundamental. É o primeiro passo a ser tomado no seu planejamento. Não estude próximo de áreas com muito barulho, aparelhos eletrônicos ou odores fortes. Mesa da cozinha, salvo raras exceções, não é local de estudos. 

O quarto é o local mais reservado que você pode conseguir. Tente colocar sua mesa em um local mais aberto, evite cantos, prefira janelas próximas com mais luz. Assim você não terá a sensação de aperto pelas paredes próximas. Prefira cores mais sóbrias e que acalmem, o azul, alguns tons de verde e branco são pedidas certa.

Não estude na sua cama. Prefira sempre uma mesa. Isso é até psicológico. A cama deve ser associada a ir dormir e não a outras atividades. Assim como a mesa deve ser associada a estudar. Quanto mais cedo você pôr isso em prática, mais rápido seu cérebro se educa.

Não mantenha ligado no seu quarto enquanto estuda aparelhos de TV e tablets – apenas se necessários para o estudo. A luz enviada por esses aparelhos nos distrai. O recomendável é que durante o estudo seu foco esteja no seu material.

2 Preze pelo seu conforto o máximo possível

Photo by Tirachard Kumtanom from Pexels
Mantenha uma distância do notebook para facilitar o apoio de cadernos ou livros.

Eu estudei por 9 meses em 2016 para a aprovação no Exame de Ordem e o meu local de estudos era numa mesa do meu quarto com uma cadeira da mesa de jantar. Reta, sem encosto. Uma cadeira confortável para a refeições rápidas na cozinha mas não para longas horas estudando. Não é frescura, preze pelo seu conforto. Evite dores nas costas, postura errada, desestímulo num ambiente tão importante. Compre uma boa cadeira para estudo.

Se seu orçamento for apertado, eu – após essa experiência traumática – comprei um ótimo modelo de cadeira para estudo com encosto em tela para transpiração e um estofamento mediano por R$ 150,00. Esse valor não paga nem um décimo da satisfação que é poder ter mais conforto para escrever agora para você, por exemplo. Basta pesquisar!

Sua mesa pode ter o formato que for, mas sempre a organize de forma que fique confortável. É difícil imaginar uma mesa confortável? Coloque seu notebook no centro com uma boa distância entre ele e a borda da mesa, para que você possa apoiar um caderno ou livro entre você e o notebook. Se precisar digitar algo, basta trazer o cotovelo mais perto da mesa. É uma simples mudança mas que permite que você tenha todos os aparelhos perto de si sem se incomodar com caderno encima de teclado, apoio incorreto para os braços, problemas para digitação e etc. Isso evita até LER – Lesão por esforço repetitivo.

Por falar em mesa, isso nos leva ao próximo ponto.

3 Organize sua mesa

Organize os itens de uso e só mantenha na mesa aquilo que realmente precisa
Organize os itens de uso e só mantenha na mesa aquilo que realmente precisa. Fonte: Blog Larissa Linhares.

Além da dica de conforto para uso de caderno e notebook na mesa você precisa organizá-la de modo a não só ter conforto mas também ter praticidade. Sua mesa é onde todo o seu material deve estar. Todo. Sem exceção. 

Organize suas canetas em copinhos, porta trecos, canecas e as deixe de fácil acesso. Crie a disciplina de sempre colocar a caneta no local após o uso. Não adianta organizar o local de estudos e amanhã virar uma bagunça. A simples caneta jogada na meta abre espaço para mais uma, para um livro, par um caderno, para uma apostila e logo sua mesa se tornará uma pilha de papel.

Empilhe seus livros e apostilas. Isso você pode fazer em um outro local e levar para a mesa apenas aquilo que vai utilizar. Se você tem um planejamento de estudo, prefira organizar os livros e apostilas conforme o que será estudado no dia. 

Itens como clipes de papel e grampos devem ter um recipiente próprio. Não se engane em deixar em caixinhas soltas na mesa. Logo vão estar bagunçados.

Por´último revise sua mesa e reveja o que não é necessário de estar nela. Se você não utiliza enquanto estuda, não mantenha na mesa.

4 Coloque um pouco de personalidade

Photo by Tranmautritam from Pexels
Se você gosta, uma planta ajuda a dar personalidade e ainda melhorar o ambiente de estudos.

Uma foto da sua família, uma foto do seu animal de estimação, um poster da sua banda preferida, uma pequena planta, uma caixinha bluetooth para tocar musica nos minutos de intervalo. Você pode ter itens que mostre sua personalidade no seu local de estudos, afinal é nele que você deve passar algumas horas do seu dia, a experiência não pode ser ruim. Faça seu cérebro acolher o local como parte do seu dia, parte do seu quarto e assim como o restante do ambiente ele também te pertence.

5 Mantenha água e lanches por perto

Photo by Startup Stock Photos from Pexels
Você pode ter bebidas próximas enquanto estudo mas tome cuidado com acidentes.

Você não precisa comer de fato enquanto estuda. Mas um biscoito, um suco, água, uma barrinha de cereal são itens que você pode levar para a mesa quando chegar a hora de estudar. Eles ajudam a relaxar e ainda fazem o tempo passar mais rápido.

Sobre bebidas, o cuidado é com o derramamento. Então prefira copos vedados, com tampa ou canudos. Se não conseguir aguardar até o momento do seu intervalo, tome cuidado e evite acidentes. 

Também não leve muitos itens e passe todo o tempo mais comendo que estudando. Esse também é um perigo que você deve evitar.


Lembre-se que nada aqui é regra. Você pode ter seu jeito de estudar e a organização que possui pode ser totalmente diferente do post mas funcionar. Se for assim, que ótimo! Até o momento de estudar reflete quem você é e o seu estilo de vida. Adapte-se ao que funciona para você  😉 

Eu espero que as dicas tenham sido úteis para você. Me segue nas redes sociais e compartilha esse post com seus amigos que também precisam se organizar para estudar. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *