Passo 2: Escolha o nome do seu blog!

escolha o nome do seu blog

Dando continuidade à série de posts que estou escrevendo sobre o processo de criação do blog, hoje o assunto é o nome do seu blog. A identidade, a marca do seu blog!

Passo 1: Defina o nicho do seu blog!

É importante você saber que o nome do blog, assim como o seu nome, é a principal forma de identificação pelos usuários. Então vamos a uma seleção de dicas que julguei como necessárias e úteis na escolha do seu título.

1. O nome precisa ter o seu assunto principal.

O título do seu blog precisa deixar claro do que ele trata. O assunto principal precisa ficar exposto para o leitor. Assim, além de fácil identificação do seu blog entre outros do mesmo assunto, você consegue resumir para um leitor que ainda não conhece o seu blog o que ele irá encontrar.

É claro que analogias são permitidas, desde que o conteúdo posterior do blog fique bem especificado. Então chamar um blog de “Café das Sete”, mesmo sem tratar de especificamente de café, não é um problema. Desde que o objetivo de ser um blog literário e de lifestyle fique claro em todos os cantos da sua tela. É claro que conseguir acessos para blogs com esse tipo de título é bem mais complicado, justamente pela identificação do assunto que não está no endereço.

2. O nome precisa ser curto

Não crie endereços muito grandes. Além de difícil memorização fica muito difícil para sistemas de buscas, como o Google ou o Bing, sugerirem seu blog a um usuário. Prefira nomes curtos, certos, que sejam fáceis de gravar e fiquem na mente do seu leitor. Imagine seu leitor querendo visitar seu site que ele viu ontem mas não consegue lembrar o título. Com um título curto a chance dele lembrar é bem maior. Quando ele digitar uma letrinha só na barra de endereços, o navegador vai indicar o seu blog de imediato.

Evite traços, underlines, números e qualquer outro tipo de artifício que dificulte a escrita e memorização.

Caso decida que o título do seu blog será seu próprio nome sobrenomes complicados, com letras duplicadas e em outros idiomas. Prefira colocar seu primeiro nome e um substantivo/adjetivo mais simples, que podem ter referência ao assunto das postagens.

3. Pesquise nomes

Faça uma lista dos nomes que você gosta e pesquise um por um no Google. Veja se existem blogs com nomes iguais ou parecidos. Nunca escolha um título parecido com outro blog. Você precisa de um nome único e que transpareça de forma fácil a sua ideia.

Tempo online é um dos fatores que o Google leva em consideração para recomendar seu blog em pesquisas. Então colocar um título igual ou muito parecido com um outro blog de sucesso, só vai servir para que você seja identificado como uma cópia e o Google vai sempre dar preferência ao blog com título original.

4. O título do blog é a sua marca

Por último, seja na página inicial do blog, no Facebook, no Instagram ou no Twitter você precisa sempre deixar o título em evidência. Ele precisa grudar na mente do leitor e você precisa se tornar referência quando ele for pesquisar pelo o assunto que você aborda.

Ele é a sua marca. Precisa estar sempre a frente. Use e abuse de meios de divulgação.

Continue acompanhando a série de posts do “Quero Ser Blogueiro”. No próximo texto irei falar sobre escolha de plataforma, hospedagem e domínio.

Até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *